terça-feira, junho 07, 2016

# livros # opinião

Filipa de Lencastre - Isabel Stilwell [Opinião]



Titulo: Filipa de Lencastre
Editora: Esfera dos Livros
Edição:  Abril 2007


Isabel Stilwell é uma autora fantástica que nos faz viajar séculos e viver a época de mulheres fantásticas. Já tinha lido "D.Maria II" e A-M-E-I!! Este foi novamente uma leitura maravilhosa como só a autora sabe escrever e fascinar-nos com as suas personagens e intrigas. 

O livro encontra-se dividido em duas partes distintas: inicia com a vida de Filipa em Inglaterra desde a sua infância, retratando todos os costumes e vivências da época. Isabel era inicialmente uma princesinha muito insegura, não só por ter perdido a mãe tão cedo mas também pelas vivências de seu pai John of Gaunt. 

A segunda parte mostra-nos a sua vinda e vida em Portugal até à sua morte. Com a história vamos percorrendo várias localidades do país. Foi mãe de nove filhos, a ínclita geração, e deixou marcas em Portugal que ajudou a traçar a história do nosso país. 

Toda a história me despertou muita curiosidade sobre todos os locais por onde se passou esta história, tanto em Inglaterra como em Portugal e acabei por fazer procurar tudo e mais alguma coisa sobre os vários castelos e locais. 
Fiquei também com a certeza que a rainha Filipa terá sido uma mulher muito inteligente, e muito a frente do seu tempo, no entanto não consigo acreditar que a sua influência fosse tão grande, o mundo na idade média ainda pertencia aos homens. Mas tenho a certeza que Isabel Stilwell fez uma pesquisa bastante grande para escrever o livro e para nos apresentar uma grande rainha de Portugal.

 
Sinopse
Filipa de Lencastre, mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, deu à luz, aos 28 anos, o primeiro dos seus oito filhos – a chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação.
Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal, desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal, onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.




Sem comentários:

Enviar um comentário