sábado, setembro 17, 2016

# pessoal

Acordei Surda! Surdez Súbita, e agora?

Hoje trago-vos um tema um pouco diferente. Quero partilhar com todos uma situação pela qual passei este ano e que de facto me assustou. Espero que este relato sirva para ajudar e alertar pessoas que possam ter problemas semelhantes, não o desejo a ninguém.    

E se de repente acordassem com zumbido e perda de audição? Foi o que me aconteceu.. e a situação foi piorando com o passar das horas...
Em finais de maio acordei de repente, já ao amanhecer, com um zumbido no ouvido esquerdo que não me deixava dormir. Era alto e terrivelmente incomodativo, foi um dia para esquecer. Enquanto as horas iam passando ia sentido cada vez mais enjoos e tonturas. Por-me de pé era impossível porque via tudo a andar a roda. Não consegui sequer ir trabalhar.

Nas primeiras horas da manhã dirigi-me ao centro de saúde da minha zona. Já que poderia ser atendida pela médica de família não precisava de ir para um hospital esperar horas. Fui atendida e a médica espreitou o meu ouvido, cera não havia nenhuma nem sequer bolhas ou infecções. Saí de lá sem que se percebesse o que tinha, e as malditas tonturas que não passavam...

Passaram três dias e a minha audição diminuía cada vez mais até que fiquei mesmo sem ouvir absolutamente nada, o desespero apoderou-se de mim e decidi dirigir-me a um otorrino num hospital privado, por milagre havia uma vaga para o próprio dia porque alguém havia desistido. O que queria ouvir era que me dissessem: "Toma este medicamento e vai passar!" mas não foi bem assim.


Atendeu-me uma médica cinco estrelas, fiz alguns exames (timpanograma, audiograma, etc) e no final a médica disse-me:

"Estamos aqui com um problema grave, mas vamos actuar de imediato com medicamentos, não garanto que a situação seja reversível. Esta é uma doença que nós médicos ainda não sabemos de onde vem, chama-se surdez súbita e pode afectar qualquer pessoa seja saudável ou não."

Fiquei com tanto medo... foi um mês a tomar medicamentos muito fortes. Fiquei desanimada, após a primeira semana ainda não via resultados, ainda não ouvia nada do lado esquerdo. No trabalho fui-me safando usando apenas o ouvido direito. 
Nas semanas seguintes, muito lentamente lá fui recuperando a audição e passado um mês tive que repetir todos os exames novamente, os resultados eram de longe melhores mas a audição não voltou totalmente. Fiquei sem ouvir duas frequências agudas. 
Repeti mais um mês de medicamentos para ver se conseguia recuperar aquelas frequências mas essas nunca mais voltaram, e o zumbido, esse, nunca mais se foi embora até hoje.
Fiquei muito aliviada com a recuperação quase total da minha audição mas noto perfeitamente que o meu ouvido já não é o que era e este zumbido que se não houver barulhos para mascarar está sempre aqui. E mesmo depois de tantos exames que fiz para tentar perceber o que poderia ser, nunca houve uma única pista.

Se a vossa situação for parecida devem dirigir-se o mais rapidamente possível a um otorrino, no máximo em 48 horas. Quando mais tempo deixarem passar, menos chances tem de recuperar a audição. Esta é uma situação séria. Não brinquem com a saúde!

1 comentário:

  1. Wooow, que situação :( Ainda bem que conseguiste melhorar :) Espero que recuperes totalmente!

    ResponderEliminar