sexta-feira, março 13, 2015

# guarda-roupa

Guarda-roupa do Filme Cinderella

No ano de 1950 chegava aos cinemas o filme Cinderella, uma longa-metragem de animação que fez grande sucesso de bilheteira.
Em 2015 esta história teve direito a uma versão live-action, tal como o filme d' A Bela Adormecida que esteve nos cinemas há precisamente um ano atrás,
Neste filme temos como actrizes Kate Blanchett no papel de madrasta má, Helena Boham-Carter como fada madrinha, e no papel da Cinderella e príncipe temos Lily Jame e Richard Madden.
Mas passemos ao que realmente que é aquele guarda-roupa brutal que por enquanto apenas podemos ver nos trailers. A figurinista escolhida para o filme foi Sandy Powell, já dez vezes nomeada pela academia, dos quais três foi vencedora nos filmes; Sheakspeare in love (1999), O Aviador (2005) e The Young Victoria (2010).


Todos os fatos foram elaborados ao detalhe, todos confeccionados exclusivamente para o filme pela equipa do guarda-roupa. O trabalho começou dois anos antes das filmagens começarem, antes sequer da fotografia começar a trabalhar. Saandy Powell baseou-se no século 19 por ser uma época cheia de fábulas e nas roupas de 1940.


Vamos começar pela Madrasta Má. Sandy Powell afirmou numa das muitas entrevistas que deu até agora que "é mais divertido vestir o vilão, os bonzinhos são sempre mais difíceis". Esta personagem tem vários vestidos, todos luxuosos. É uma mulher rica, elegante e fina mas muito, muito má!




O vestido de baile é cheio de drapeados e transmite-nos uma grande força, A gola posterior e a pena do cabelo dão-nos a ideia de uma maior estatura. O cabelo ruivo da personagem faz um contraste muito bonito com as luvas e as jóias.


As duas filhas, Anastasia e Drisella estão sempre com roupas iguais só que de cores diferentes, tal como no filme de animação.



A fada madrinha é interpretada por Helena Boham-Carter. Esta personagem possui um dos mais luxuosos vestidos do filme. Cheio de brilho e com mais de 400 lâmpadas LED. Foram necessários mais de 120 metros de tecido e também milhares de cristais Swarovski. O vestido tem cerca de um metro e meio de largura.



E finalmente chegamos ao fatos das Cinderella. O vestido principal. O vestido do baile deu mesmo muito trabalho. Sandy Powell nunca tinha dedicado tanto tempo a um vestido. Ele tinha que ser espectacular mas sem exageros de adornos e pedras preciosas. A Cinderella tinha que se destacar mas de maneira simples.


As cores do vestido transmitem-nos o espírito de bondade e gentileza da personagem. Para tal foi usado um azul claro com mistura de rosa.


Para a confecção do vestido foram usados 250 metros de tecido e mais de dez mil cristais Swarovski, inúmeras anáguas (saiotes por baixo para dar volume às saias) e mais de cinco quilómetros de costura!! No total foram feitos 9 vestidos iguais para dar conta de todas as filmagens.  


Quanto ao vestido rosa é muito parecido com o vestido da animação de 1950. Quanto ao sapatinho de cristal que podemos ver no filme, ele existe de facto.


É feito também com cristais Swarovski. Esteve presente no London Fashion Week para quem quisesse ver! O sapatinho foi inspirado num modelo de 1890 num museu londrino. Mas como devem calcular é impossível de se usar!  


Todos os personagens do filme tem o seu figurino pensado e elaborado de acordo com a personalidade e o que se pretende transmitir. 
Em Portugal o filme estreia na próxima semana, dia 19 de Março. Estão ansiosos? Eu estou :) 
Depois conto-vos tudo sobre o filme ;) 
Para terminar deixo-vos o video do London Fashion Week com as imagens da Conderella

Sem comentários:

Enviar um comentário