quinta-feira, julho 17, 2014

# compras # opinião

A minha experiência com lentes de contacto!

Desde muito pequena que uso óculos, a minha visão sempre foi muito turva e desfocada. Este ano durante uma consulta de rotina no oftalmologista falaram-me em experimentar lentes de contacto. Já me tinham falado de lentes há uns anos atrás mas sempre me fez um pouco de confusão o facto de ter de meter os dedos nos olhos. Devido a minha graduação alta (8 dioptrias) as lentes iriam ajudar o olho a estabilizar e a minha visão iria melhorar bastante, foi o que me disse a médica.      

Experimentei durante 15 dias e a adaptação foi super fácil. Após esse tempo já não sentia as lentes nos olhos. Começaram por ser postas e retiradas pelo oculista mas rapidamente passei eu a por e tirar. Inicialmente demorava mais tempo mas agora já é em minutos! 


Se quiserem usar lentes de contacto, o melhor é primeiro consultarem o vosso médico para saber se podem usar lentes de contacto. Embora haja cada vez um maior leque de variedade e adaptáveis a cada situação ainda existe a possibilidade de não poderem usar por exemplo por causa da humidade (lágrimas) dos olhos.  

Podem deslocar-se até um oculista e experimentar várias lentes (pares de testes) sem terem qualquer custo uma vez que é para ver a qual o vosso olho se adapta melhor. Saber qual as lentes mais confortáveis é muito importante uma vez que é algo que vão usar no dia-a-dia. Usar lentes não provoca dor nem é desconforto.


Apesar de estar a usar lentes no dia-a-dia, tenho sempre que ter comigo os meus óculos na mala. Pode acontecer o meu olho ficar irritado ou acontecer outra situação. Caso precise tirar as lentes, já que não vejo praticamente nada, tenho os óculos. 
Relativamente ao tirar as lentes e meter os óculos, é normal se sentirem alguma tontura. Nos primeiros tempos senti tonturas devido à diferença do astigmatismo e ao facto de ter a lente a distâncias diferentes do olho. 


Por fim deixo alguns conselhos úteis para quem está a começar a usar lentes:
  • Podem ir para a praia ou piscina com as lentes, mas não abram os olhos debaixo de água porque se não vai sair-vos dos olhos.
  •  Nunca durmam com as lentes. Os olhos secam e ao retirarem podem magoar a córnea. A minha mãe já fez uma lesão nesta situação.
  • Levem sempre um frasquinho com liquido para meter nos olhos caso os sintam secos. 
  • Quando chegarem a casa tirem as lentes para descansar os olhos. 
  • Lavem sempre as mãos antes de tirar e por as lentes. 
Espero ter ajudado. Consultem o vosso oculista se tiverem alguma dúvida. Ele saberá aconselhar-vos melhor. Também podem deixar um comentário que eu respondo assim que possa e se souber :)

Sem comentários:

Enviar um comentário