segunda-feira, julho 28, 2014

# leituras

Observações - Jane Harris [Opinião]




Titulo: Observações
Titulo Original: Observations
Editora: Editorial Presença
Edição: Abril 2010

Quem costuma acompanhar os posts aqui no blog já percebeu, com certeza, que adoro ler romances históricos. Ao aperceber-me que este livro se tratava disso mesmo não pude deixar de o adquirir. Mas aquilo que encontrei nestas páginas não era o que estava a espera e por isso mesmo adorei esta leitura!

Bessy Buckley uma rapariga de 15 anos parte para procurar um trabalho melhor numa grande casa senhorial. No seu caminho passa por Castle Haivers, uma mansão isolada que pertence a Arabella Reid. Bessy acaba por aí ficar a trabalhar para a sua senhora. Arabella faz varias exigências estranhas, entre as quais que escreva num diário tudo o que faz no seu dia-a-dia para depois ser lido pela patroa ou então que se sente e levante de uma cadeira vezes sem conta. Não só Arabella mas também a própria casa esconde muitos segredos.  

Este romance foi uma espectacular descoberta. A história é contada na primeira pessoa por Bessy, uma personagem intrigante que tantos nos faz rir as gargalhadas como no momento seguinte nos faz sentir tristes.
O livro leva-nos a perceber as condições em que viviam as pessoas mais desfavorecidas desta época e a que se sujeitavam as raparigas que tinham o azar de nascer numa família mais pobre.
Como romance que é, fala-nos de amor claro, mas um outro tipo de amor. O amor que Bessy desenvolve pela sua querida patroa.

Sinopse
Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil.


Versão Original


Sem comentários:

Enviar um comentário