domingo, janeiro 26, 2014

# leituras

Aposta Indecente - Matilda Wright [Opinião]


Titulo: Aposta Indecente
Autora: Matilda Wright
Editora: Tiara (Grupo Leya)
Edição: Outubro 2011

Quando li a sinopse deste livro identifiquei-me imediatamente. Livros de época é o tipo de livro que não resisto, ainda para mais se for romântico que era o que transmitia a sinopse.
Quando peguei no livro pensei que iria gostar mas estava com medo que fosse erótico demais. Mas a capa era linda e como estava com 50% desconto arrisquei e comprei.

O livro começa muito bem, Louis é riquíssimo e como em qualquer história é um libertino. Catherine é uma pobre rapariga, que passou por muitos tormentos na sua vida. A história está bastante interessante e cativante mas...parece que a autora se perde. Era suposto ser um romance mas são raros os momentos em que as personagens estão juntas. O livro acaba por se concentrar apenas na vida de Louis de Villeclaire e Catherine desaparece da história. Mais para o final volta a aparecer quando quase morre. E mesmo sem interacção as personagens apaixonam-se do nada... 
Tanto as amantes de Louis como a sua (quase) noiva têm mais protagonismo que a própria Catherine. Quanto ao final também não há muito a dizer, foi muito abrupto e de facto decepcionante.  
No entanto foi um bom entretenimento para a alma. Deu para percebermos como vivia a corte francesa em 1854 e os seus costumes e maneiras de vestir que é das coisas que mas gosto de saber. 

Quanto à autora não há muita informação. Embora seja inglesa o seu livro foi publicado em primeira mão em Portugal. Existem especulações que seja uma autora portuguesa a usar um pseudónimo. 


Sinopse
Paris, 1854. Um dos homens mais ricos de França, o marquês de Villeclaire tem uma vida luxuosa e despreocupada, onde não falta nada que o dinheiro e a sua posição social possam pagar. Mulheres, jogo, festas, caçadas, palácios… 
Mas uma aposta faz com que os destinos de Villeclaire e Catherine Duvernois, uma jovem e misteriosa viúva, se cruzem, numa altura em que uma nuvem negra tolda os dias do belo marquês, prestes a casar, contra sua vontade, com Blanche de Belfort. 
A vida de Louis de Villeclaire desmorona-se… 
Quem é Catherine Duvernois? E Blanche de Belfort? Alguém está a mentir. Mas quem? Porquê? A resposta mudará para sempre o futuro destas três personagens.
Um romance arrebatador, que se desenrola entre os sofisticados salões da aristocracia parisiense e as deslumbrantes paisagens do vale do Loire, levando os leitores numa viagem inesquecível por cenários de sonho, durante o reinado do Imperador Napoleão III.

1 comentário: