sexta-feira, dezembro 16, 2016

# guarda-roupa

Figurinos de Beatriz | Mini Série Nada Será Como Antes

A mini série Nada Será Como Antes produzida pela Globo está a chegar ao fim no Brasil. Aqui em Portugal ainda não estreou mas espero que seja para breve porque vale mesmo a pena! As cenas, os figurinos, décors, tudo foi trabalhado ao mais pequeno pormenor. 

A série conta a história no nascimento da televisão e como ela mudou a vida dos brasileiros, este é o ponto de partida e para nos levar pelos dourados anos 50 contamos com três protagonistas: Saulo (Murilo Benício) um tele visionário e fundador da Tv Guanabara; Verónica, esposa de Saulo e actriz de rádio e novelas (Débora Falabella); e Beatriz (Bruna Marquezine) uma jovem pobre que se transforma numa estrela da televisão.   

Mas neste post vou apenas centrar-me na personagem Beatriz que desde o inicio me cativou imenso por fugir aos comportamentos esperado pelas mulheres desta época. As senhoras respeitáveis ficavam em casa, ser famosa era mal visto pela sociedade, era sinónimo de mulheres fáceis e sem honra. Mas felizmente também foi uma década de mudanças e de rupturas com os valores.  


A personagem Beatriz foi inspirada nas mulheres que ousaram, que marcara a diferença, mulheres fortes. Ela começa por ser dançarina e cantora num cabaré, é lá que conhece Octaviano, um jovem rico que pretende mais que um simples divertimento. Ele leva Beatriz aos estúdios da televisão que acaba por se tornar em actriz de telenovelas. 

Ela é um sucesso na televisão, ao longo dos episódios vamos vendo que a personagem cresce, os próprios figurinos mostram-nos isso. No inicio as roupas eram de tecidos mais baratos, franjas, missangas, algodão. À medida que vai crescendo como actriz os tecidos passam a ser mais ricos, os cortes são mais elaborados e decotados. 


O figurinista da série, Cao Alburquerque, teve a complicada tarefa de criar as roupas para os actores. Não são simplesmente vestidos da época, as roupas transmitem-nos a personalidade de cada personagem através dos cortes, das cores e até os acessórios fazem a diferença. Mas Cao fez mais que procurar referencias, a década de 50 foi marcada por as saias rodadas, e o que vemos em Beatriz são roupas justas, sensuais e decotados. Estas eram roupas usadas por mulheres que queria ser livres e não ficar presas a uma sociedade que ainda as via apenas como donas de casa.

 

Para a criação da personagem de Bruna Marquezine o figurinista inspirou-se em outras mulheres, e aquela que mais vejo reflectida na actriz é sem dúvida Marilyn Monroe que é uma referência das mulheres que revolucionou a sexualidade nos anos 50.  


Por fim, espreitem o vídeo a baixo se quiserem saber mais sobre esta personagem, a própria Bruna Marquezine vos mostra mais alguns figurinos e fala desta personagem. Segundo a própria terá sido o papel mais desafiador que fez até ao momento.


Espero que tenham gostado do post. Quem ainda não viu a série, ficou interessado? 
E quem já viu? O que estão a achar da série? ♥

2 comentários:

  1. Deve ser muito interessante mesmo, adoro a temática :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  2. Wonderful post! All these girls are so feminine and beautiful!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar